"Talvez você não queira ler até o fim, mas se ler deixe um comentário sobre o assunto."
Eu mesmo ficaria muito feliz se tudo que eu desejo viesse acontecer agora. Mas sei que tudo tem seu tempo, e sei que durante esse período devo aprender muitas coisas, principalmete aprender a me conhecer melhor.
Já houve um tempo em que eu acreditava que bastava um trabalho e pronto, estava tudo resolvido, porém o tempo passava e aquela situação difícil voltou a acontecer. Como isso pode acontecer? O trabalho que eu fiz não deu certo? Ou será que a força acobou? Será preciso refazer o trabalho para resolver isso novamente? Então voltei no terreiro e pedi novamente e realizei novamente um trabalho para resolver os problemas.
Mas, o tempo passou mais rápido e os problemas voltaram, só que dessa vez pior.
Não pensei duas vezes e voltei no terreiro em uma gira de Exu.
Até que um Exu disse:
- E aí rapaz, conseguiu o que queria?
- Claro que não, ao contrário, as coisas voltaram até piorar.
- Você não aprendeu nada com tudo isso?
Refleti por alguns segundos, e o que veio na minha mente foi que por mais que eu venha fazer um trabalho para que os problemas fossem resolvidos, mais eu aumentava a minha dívida, percebi que eu deveria agir, tomar uma atitude, criar vergonha na cara e levantar a cabeça e enfrentar esses problemas.
Senti uma força enorme que tomava meu interior, era a autoconfiança. Então eu disse para o Exu:
- Sr. eu peço que me perdoe, pois sei que devo fazer minha parte e me esforçar um pouco, por duas vezes recebi uma oportunidade de aprender e não aproveitei, agora sei que devo enfrentar estes obstáculos que são meus, devido a minha ignorância e orgulho. Peço que me fortaleça, me dê paciência e sabedoria para agir diante as minhas dificuldades. Que se eu tiver que enfrentar tudo isso para aprender uma lição, que seja.
- Olhe rapaz, você acaba de ter uma grande lição com tudo isso, você entendeu agora o que você precisava saber a muito tempo atrás, nada acontece em vão!!! Você teve que vivenciar isso para aprender que nem tudo se resolve através da magia ou trabalhos espirituais, tudo isso é um apoio, um auxílio, mas se não houver uma reforma íntima, tudo retorna novamente, se você não colocar a mão na sujeira, não saberá como evitar, muitas vezes estamos tão sujos por dentro que não percebemos que essa impureza só tem a nos prejudicar. Vá e tenha fé, saibas que seus maiores obstáculos e dificuldades não estão ao seu redor, mas sim dentro de você.
Fui embora refletindo e confiante.
No final os problemas e as dificuldades foram sendo resolvidas, sem que eu percebesse, pois minha mente estava voltada para o meu interior, procurando ser uma pessoa melhor para mim e as pessoas ao meu redor.
Hoje aprendi e venho aprendendo cada vez mais que tudo tem seu tempo, tudo tem seu mercimento, não adiantaria ir ao terreiro de Umbanda e pedir, mas sim ter atitude, confiança, determinação, merecimento e acima de tudo fé.
Os trabalhos podem nos dar um auxílio, uma ajuda, uma vela pode nos conectar ao sagrado, assim como nossa oração pode transformar a nossa vida. É preciso que venhamos avaliar o nosso eu, e ter a consciência de que nossas atitudes, saber que toda ação tem sua reação, a Lei do Retorno.
Umbanda não é um balcão de pedidos, você pode até pedir e receber, mas saiba que tudo que você venha a receber tem um motivo, tem um propósito. Peça, mas faça a sua parte, é o mínimo que Deus espera de você.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, pois eu vos aliviarei."
Ele não disse que resolveria nossos problemas, mas sim nos ajudar.
Vale a reflexão.
Alex Costa
Nossa Umbanda