quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Natal e a Umbanda




NATAL E A UMBANDA

Chegamos ao mês de Dezembro,  uma época onde as pessoas ficam mais felizes e hamoniosas, é uma época em que a Umbanda homenageia Iansã, Iemanjá e Oxum.
No dia 25 é comemorado o nascimento de Jesus e também o orixá maior Oxalá, em seguida temos o dia 31 onde festejamos a passagem de ano desejando muita saúde paz e prosperidade.
Para o umbandista comemorar o Natal com a família é muito comum, pois a Umbanda é considerada uma religião cristã,  algumas com fundamentos católicas outras com fundamentos no espiritismo de kardek, mas ambas ensinam a doutrina cristã.
Na maioria dos templos de Umbanda a imagem de Jesus é colocada no lugar mais alto do altar simbolizando a Fé e sincretizando o Orixá maior Oxalá.
A Umbanda tem heranças de outros segmentos religiosos, como,  o candomblé, o catolicismo e o Espiritismo, por esse motivo é uma religião que é aberta a qualquer pessoa sem descriminação ou opção religiosa.
A Umbanda desde o início, até mesmo antes de ser fundada em 1908, já sincretizava os Orixás com os Santos católicos, por esse motivo tem uma grande influência do catolicismo em sua doutrina.
Mas UMBANDA é UMBANDA.
No Natal o umbandista além de comemorar o nascimento do Mestre Jesus o filho enviado por Deus para nos ensinar a cumprir as leis divinas através da lei do Amor, também fazemos um homenagem a Oxalá que representa a Fé, simplicidade, humildade e a Paz.
Muitos afirmam que a Umbanda é uma religião com fundamentos africanos " Candomblé " mas estão enganados, a Umbanda é puramente brasileira, mas com influências e heranças do candomblé, catolicismo e espiritismo.
Quando Zélio fundou a primeira tenda de Umbanda deu o nome de Nossa senhora da Piedade e logo depois abriu mais sete tendas sendo seis delas com nomes de Santos católicos e somente uma com o nome de Oxalá. Sua família era devota do catolicismo. Dessa forma podemos dizer que a Umbanda é uma religião cristã.
Para finalizar o tema, podemos afirmar que no dia 25 de Dezembro todos os cristãos e umbandistas irão estar em comunhão junto com seus familiares transmitindo harmonia, amor e fraternidade.
Vamos festejar, comer e trocar presentes, mas acima de tudo lembrar o motivo que estamos festejando vamos lembrar do mestre Jesus e do Pai Oxalá vamos fazer desse dia um dia de Amor Universal e quem sabe este sentimento Natalino torne-se todos os dias de nossas vidas.
FELIZ NATAL !!!!

3 comentários:

Katia Barros disse...

que assim seja... amém...

Helena Junkert disse...

Que assim seja... Amém...

Anônimo disse...

legal!!!