CARIDADE NA UMBANDA
O que seria a caridade para a Umbanda?
A caridade dentro do Terreiro é o bastante?
Nós fazemos a caridade diariamente ou só em dia de Gira no Terreiro?
Esta é grande questão em que devemos refletir e nos perguntar diariamente, se estamos sendo Umbandistas ou simplesmente estamos sendo práticos na função de médiuns de Umbanda.
Em 1908 o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou uma nova religião onde os espíritos de índios e negros escravos pudessem se manifestar e assim praticar a caridade ao próximo. Neste dia o Caboclo ditou algumas regras pela qual a Umbanda iria seguir até os dias de hoje, uma dessas regras diz que a Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade, isto tem feito com que as pessoas acreditasse que seria a manifestação dos espíritos desencarnados para prestarem ajuda para as pessoas que viessem ao terreiro, simples assim.
Mas, ao meu ver e acredito que eu não esteja enganado em minha forma de pensar, que esta regra viesse mostrar as pessoas que a manifestação do espírito para a prática da caridade, não estava só direcionada aos espíritos desencarnados, mas sim á todos os seres encarnados também. Quando manifestamos o nosso próprio espírito estamos expondo nosso ser, nossa realidade, a caridade que devemos prestar ao próximo e a todos que estão a nossa volta, podemos realizar coisas maravilhosa que muitas vezes acreditamos que a caridade só se faz com dinheiro, dar algo que nos sobra, doar roupas velhas e usadas, dar um prato de comida ou esmolas. A caridade não é só dar coisas materiais, mas sim, doar um pouco de sentimento, como amor. E para isto é preciso saber amar, amar com todo o coração. O amor que temos por familiares é diferente do amor que devemos ter pelo próximo, alguém que você não conheça, alguém que esteja precisando de um carinho, atenção, afeto ou até mesmo de um abraço, alguém que espera muito mais do que um simples "tó, você quer".
O mundo em que vivemos está sofrendo com a falta de sentimento, as pessoas estão mais egoístas e só se preocupam com as pessoas mais próximas de si e quando não, só pensam em si mesma, nos seus problemas pessoais, e nas suas dificuldades, e não sobra tempo para se preocupar com outras pessoas. Eu lhe pergunto: Será que seu problema é tão grande assim? Será que você não tem nenhuma condição de resolver tudo na sua vida, ou pelo menos parte dela? Será que você realmente está sozinho nesta vida? Pense bem na sua resposta, pois se aprendermos a olhar a vida pelo lado positivo eu posso te garantir que tudo que passamos nesta vida é para o nosso aprendizado e para a nossa evolução espiritual, se você está lendo este texto é porque você tem condições mínimas de realizar algo melhor, pois existem pessoas que não tem essa oportunidade.
Já parou pra pensar nas pessoas que estão nas ruas sem onde morar, das crianças que não tem o que vestir, dos idosos que estão jogados nas casa de repousos, dos doentes que não tem a esperança da cura, daquele que acaba de perder um ente querido e não sabe como viver sem a presença deste que acaba de desencarnar?
Estas pessoas precisam de mim e de você, para acalentar o coração e dar-lhe uma esperança de poder viver melhor esta vida, precisam de nós para se apoiarem nas suas dificuldades e nas suas aflições, Muitas vezes nós reclamamos da vida, como as coisas são difíceis para nós, e eu digo de uma forma bem direta, "Nós reclamamos de barriga cheia" pois se não temos tudo que queremos, temos tudo o que precisamos para trabalhar espiritualmente. A caridade começa aí, quando nós procuramos ver as pessoas como irmãos que estão na mesma jornada que você e eu, quando paramos de ser egoísta e passamos a cuidar melhor do planeta Terra, a caridade não se pratica somente na atitude, mas sim dentro de nós, dentro do nosso coração.
Existem pessoas que rezam para Deus pedindo para que Ele lhe conceda saúde, paz, harmonia, felicidade, dinheiro, proteção, e muito mais, só que não pedimos isso para as pessoas que realmente precisam, sendo que muitas dessas pessoas ao rezarem elas pedem por nós e não sabemos disso, isso sim é caridade, é humildade, é amor.
Eu resolvi escrever este texto para que as pessoas pudessem refletir sobre esse assunto que está presente nos Terreiros de Umbanda e também em nossa vida. O médium quando termina os trabalhos de consultas ele diz "hoje eu cumpri com a minha missão de praticar a caridade" ele esquece que durante sua vida a caridade que ele deve praticar é a todo momento, nós temos essa oportunidade de ajudar de alguma forma a que precise, sempre há alguém, Deus nos coloca as provas do dia a dia e não vemos isso acontecer, pois estamos cercados de sentimentos egoístas e de inveja.
Neste próximo ano de 2017 teremos provas maiores para mostrar o quanto somos merecedores de tudo que conquistamos, se realmente estamos praticando o Amor em nossa vida, se realmente somos Umbandistas ou se estamos sendo omissos a tudo que Deus está nos oferecendo para melhorar o nosso mundo atual.
Ajude alguém, nem que seja através da prece, da oração, já é um começo, o restante Deus irá lhe conceder, tenho a certeza disso.
Um grande abraço á todos e desejo um ano de 2017 com muita luz, paz, sabedoria, humildade, simplicidade e muito amor ao próximo. Que Deus possa derramar uma faísca de seu amor sobre a Terra e nos conceder as ferramentas necessárias para que possamos fazer desse planeta um mundo melhor para viver e evoluir.
Que assim seja.
Alex Costa
Canal Nossa Umbanda
Curta nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/nossaumbanda2015
Se Inscreva em nosso Canal do YouTube: https://www.youtube.com/nossaumbanda2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário