sexta-feira, 29 de junho de 2018

Dinheiro no Terreiro de Umbanda!!!

O que é Umbanda?

Primeira Gira da Tenda Nossa Umbanda - Ritual de Abertura





DIREITO DE ESCOLHA

A Umbanda é praticada de várias formas, nós podemos dizer que ela tem várias ramificações ou vertentes, dificilmente você irá encontrar dois terreiros de Umbanda trabalhando de forma idêntica, mesmo sendo da mesma vertente, teremos algumas características que irão diferenciar suas formas de culto e de raiz.
Existem muitas Umbandas e cada vez mais esta religião se torna mais aberta as pessoas que tem o desejo de conhecer melhor está religião.
A cada gira uma forma diferente da espiritualidade se apresentar, pois cada um tem um pensamento, uma forma de louvar o Sagrado.
Todas essas diversidades e formas de ritualizar a Umbanda se torna única quando o objetivo é a caridade, quando todos reunidos em um terreiro buscando levar á todos um sentimento de amor e de paz, este trabalho é universal, não se pode criar diferenças e preconceitos quando o amor e a caridade pura está presente.
Quando um lugar não te agrada, não critique o trabalho da casa, pois pode não haver uma afinidade com sua forma de pensamento, agradeça a oportunidade de conhecer mais uma forma de trabalho e de culto e vá em busca de outro terreiro, até que você encontre e se sinta confiante de se ligar a Deus e ao sagrado.
Seja qual for a forma de culto, seja qual for a vertente de Umbanda, todas estão prontas para a prática do bem.
A religião de Umbanda é composta praticamente de um Sacerdote e de médiuns que estão de coração aberto para lhe ajudar em seus males físicos e espirituais, sempre com o apoio das entidades de luz que podem se apresentar como Caboclo, Preto Velho, Crianças (Erês), entre outros arquétipos, manifestados nos médiuns ou não, utilizam alguns elementos de magia como as velas, as ervas, o fumo, a bebida, folhas e flores, tudo que estiver ao alcance dessas entidades para manipularem as energias no astral e oferecerem ao consulente um resultado positivo em suas vidas.
Nem sempre conseguimos aquilo que vamos buscar nos terreiros, chegamos com um pedido e recebemos outra resposta, isso tem levado as pessoas a acreditarem que aquele lugar não tem força para lhe ajudar e acabam falando coisas muito ruins daquele terreiro.
Não é bem assim que a espiritualidade trabalha e nem é assim que devemos nos apresentar, pois a Umbanda é uma religião que irá despertar dentro de nós um sentimento de fé e de amor, quando recebemos isso passamos a nos equilibrar melhor e passamos a ser mais receptivos ao plano astral. Chamamos isto de atração energética, nós estamos atraindo tudo que enviamos para o plano astral, portanto se estamos nos sentindo negativos ou com os pensamentos e sentimentos voltados á vingança, ódio, rancor, raiva, estaremos absorvendo para nós aquilo que estamos plantando em nosso astral, quando os sentimentos são contrários passamos a receber boas vibrações e assim mantemos nossa vida mais equilibrada e mais saudável.
Quando um guia diz que precisamos de uma limpeza espiritual isto não quer dizer que todos os seus problemas serão resolvidos, muitas vezes o guia faz esta limpeza para lhe conceder uma oportunidade de reformular seu íntimo, seus interesses, seus sentimentos mais puros, é como se fosse um pronto socorro, eles te dão o primeiro atendimento e cuidam de você com todo carinho e atenção, mas cabe a você depois começar a aprender a caminhar e fazer por merecer tudo que tem buscado nesta vida.
Cada um tem uma experiência religiosa, algumas são bem proveitosas e outras nem tanto, aprendemos muito com as religiões, principalmente aquela que nos completa. Vivênciar cada momento é importante, absorver os conceitos e ensinamentos oferecidos pelo seu terreiro e colocar em prática no seu dia a dia é o mínimo que
você pode fazer por si mesmo. Portanto não cobre resultados do terreiro em que você frequenta, não julgue se os trabalhos são fortes ou fracos, não questione a espiritualidade e os guias que estão alí de coração, seja qual for sua dor ou necessidade pense se realmente você é a pessoa correta para julgar o que é certo ou errado.
Hoje vivemos em um mundo corrido, onde as pessoas estão desesperadas por respostas, soluções, resultados, mas mesmo que o mundo venha a se tornar um lugar difícil de viver, ainda irá prevalecer o valor individual de cada um na questão de merecimento, não podemos transferir o nosso peso para outras pessoas, devemos assumir nossas responsabilidades e vencer nossas dificuldades e defeitos, assim como a Umbanda tem suas diferenças as pessoas também tem uma das outras, é necessário respeitar estas diferenças e compreender que precisamos dessa diversidade para viver em harmonia uns com os outros.
Umbanda é uma religião em que você irá encontrar responsabilidade, comprometimento, respeito e liberdade. Nunca, jamais um terreiro irá impor á você algo que você não queira, algo que vai contra os seus princípios, jamais será ameaçado ou aterrorizado, você terá sempre o direito de escolher o que é melhor para o seu próprio caminho, se por algum motivo você não souber como resolver ou como tomar decisões, então abra seu coração e permita que a Umbanda venha te auxiliar nesta sua jornada terrena.
Estude, questione, pergunte, se dedique, abra seu coração e sua mente, retire todo preconceito, tudo que impeça você de se aprofundar nesta maravilhosa religião de Umbanda, mergulhe com amor e humildade e verás que a vida irá te retribuir da mesma forma.
Axé!!!
Alex Costa
Nossa Umbanda

COMPROMETIMENTO
🙎‍♂️- O Guia disse que sou médium e que eu deveria entrar para a corrente, como faço?
👱‍♂️- Que bom que o Guia disse isso pra você!!!
🙋‍♂️- Sério? Então quando eu começo? 
👱‍♂️- Calma meu filho, para que você possa entrar para a corrente é preciso entender algumas coisas sobre a nossa religião de Umbanda é também sobre nossa casa.
🙍‍♂️- Mas o guia disse que já estou pronto e que eu devia trabalhar.
👱‍♂️- Sim, todos nós estamos prontos para começarmos a aprender e a darmos início ao trabalho mediúnico. Estar pronto não é incorporar um caboclo ou um preto Velho e sair dando consulta, mas sim incorporar os valores da religião e colocar em prática no seu dia a dia, é cuidar do terreiro como se fosse seu segundo lar, ajudar nas atividades sociais, manutenção, limpeza, organização é zelar pela morada do Sagrado, acolher aquele que sofre e chora, não comparar seus problemas com as do próximo, estar sempre feliz, não cobrar por nada que faça por alguém, tudo tem que ser feito com amor e de coração. Se comprometer com a casa, seu dirigente, seus irmãos de Santo, com a espiritualidade, com a assistência que por muitas vezes irá te procurar para falar com as entidades que lhe acompanham, e principalmente se comprometer você mesmo, aprender a reconhecer seus erros e corrigi-los com humildade, buscar evoluir ao lado de seus irmãos e estender a sua mão para ajudar á quem for preciso.
🤷‍♂️- Nossa!!! Eu não imaginei que fosse tão complicado!!!
👱‍♂️- Não é complicado, é simples quando passamos a amar a Umbanda. Quantas vezes as entidades te acolheram nos momentos mais difíceis? Quantas lágrimas elas enxugaram do seu rosto? Quantas vezes você se colocou no lugar daquele que sofre para sentir realmente sua dor? Nós aprendemos a dar valor nas coisas quando cuidamos dela com amor, assim é com a casa espiritual, com seus irmãos, assim é com os consulentes, com tudo que lhe cerca e torna você um umbandistas. Realmente você está pronto para tudo isto, todos estão prontos, mas é preciso despertar a sua consciência religiosa para que você possa vivenciar em plenitude a religião de Umbanda na sua vida, dentro e fora do terreiro. Agora sim eu te pergunto, você está preparado para isto?
🤦‍♂️- Acredito que sim, mas se por algum momento eu falhar o que acontece? Serei punido?
👱‍♂️- Claro que não!!! Todos nós estamos aprendendo, seja um dirigente ou um médium da corrente. Não existe ninguém perfeito, todos cometemos erros e falhas e jamais somos punidos por isto, ao contrário, errar nos torna seres humanos, vivemos em um planeta em que tudo é preparado para que cada um aprenda algo de bom, seja pelo amor ou pela dor estamos aqui para aprender, se você abrir o seu coração e deixar que a humildade seja seu farol jamais irá sofrer com seus erros, mas saibas que não estará sozinho, estaremos juntos nesta jornada, você e todos nós que somos seus irmãos de fé.
Somos todos um nessa grande banda.
Alex Costa
Nossa Umbanda

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Escrever também é Magia




Bom... eu não sou de poucas palavras, gosto de escrever, através das palavras eu posso me expressar melhor. Meu português não é dos melhores, uso palavras de fácil entendimento, pois é assim que sou como pessoa.
Escrever sobre Umbanda se tornou mais fácil quando passei a ouvir, a ler e a estudar mais sobre a religião de Umbanda.
As palavras podem mudar a vida de uma pessoa, você pode utilizá-las para levantar o astral e dar um sentido melhor da vida para aquele que busca uma resposta ou uma palavra sincera.
Algumas pessoas não gostam de ler, eu também não gostava, mas foi através da leitura que descobri que posso também escrever. Entre algumas palavras fui me conhecendo melhor, fui aprendendo a entender melhor o que sinto e quanto as palavras tem poder.
Isso é uma forma de praticar a mediunidade também, pois muitas vezes escrevemos pelas nossas emoções ou simplesmente por intuição. Isso tem ajudado muitas pessoas e a mim mesmo.
Uma vez alguém me disse:
- Você vai escrever um livro um dia.
Imagina!!! Eu um autor, escritor?
Não, sou apenas uma pessoa que usa as palavras para expressar um pouco dos meus sentimentos, um pouco do que eu vivo a cada dia.
Você já tentou fazer um texto expressando seu maior íntimo?
Tente, faça das suas palavras uma forma de ajudar alguém a ter uma visão mais ampla da vida, você irá perceber que você irá vivenciar experiências incríveis.
Uma vez eu li um texto que escrevi e me coloquei a pensar "Será que fui eu mesmo que escrevi, eu mesmo não teria essa capacidade de escrever tão bem, tão claro, tão simples" pois é, talvez não tenha sido eu, talvez tenha sido uma intuição de uma guia espiritual, mas escrevi e me fez sentir muito bem, assim como outras pessoas também.
Hoje eu escrevo sobre Umbanda, sobre uma religião que não precisa de tantas palavras para explicar ao mundo o que ela é, mas acredito que quando as palavras saem da minha mente para o papel elas se tornam magia, se tornam energia e ficam gravadas na memória de quem as lêem.
Caridade, simplicidade, humildade e amor.
Palavras de grande poder que podem mudar o mundo quando são empregadas de forma positiva.
Quer ver?
Caridade: quando doamos um pouco do nosso tempo.
Simpliscidade: quando escrevemos da maneira que somos.
Humildade: quando abrimos o nosso coração.
Amor: quando cada palavra escrita tem um sentimento positivo.
Umbanda é religião e vai além dos nossos terreiros, ela nasce dentro de nós.
Agora vai lá e escreve uma coisa boa para quem tanto precisa ler para se reerguer, afinal tudo é bom quando fazemos de coração.

Alex Costa
Nossa Umbanda